quarta-feira, 23 de julho de 2014

Paulo Rangel torce pela recuperação de Ariano Suassuna


Rangel e Ariano na entrega do Título de Cidadão Baiano

O deputado estadual Paulo Rangel está torcendo pela melhora do estado de saúde do dramaturgo Ariano Suassuna, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), na segunda-feira (21), e permanece internado na UTI neurológica do Hospital Português, em Recife - PE.

No dia 10 de maio de 2007, em Sessão Plenária Especial, Paulo Rangel concedeu o Título de Cidadão Baiano a Ariano. “A entrega desse Título representa para mim a realização de um sonho, pela oportunidade de homenagear um grande brasileiro, cuja obra enriquece e dissemina tão bem a cultura do povo nordestino”, ressaltou o deputado na época.

De acordo com Rangel, o incentivo à cultura, uma das prioridades de sua gestão, não se dá apenas através da criação de projetos culturais, mas também na valorização e reconhecimento de obras já concretizadas. “A imortalização da obra de Suassuna, consolidada na popularização da cultura nordestina, é motivo de orgulho para o nosso povo. Ter as nossas raízes tão bem retratadas por ele, mais que justifica a entrega do Título”, finalizou.

Nascido em João Pessoa, em 16 de junho de 1927, Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco, Secretário de Educação e Cultura do Recife, professor da UFPE por 32 anos, eleito por aclamação para a Academia Brasileira de Letras em 1989 e para a Academia Pernambucana de Letras em 1993.

Idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular, Suassuna é um defensor incansável das raízes brasileiras e especialmente nordestinas. Dentre suas obras se destacam o célebre Auto da Compadecida, Uma mulher Vestida de Sol, O Santo e A Porca e O Castigo da Soberba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário